Buscar este blog

lunes, 30 de mayo de 2011

Visita aos Indios Tolupanes







No ultimo dia 28 de Maio, vivemos uma forte experiencia.
Junto aos Ministerios Aba, eu e Pra. Rosi, visitamos a Tribo Tolupane San Juan,uma das etnias que resitem em Honduras. Fui o pregador da equipe, e me senti muito honrado com isto - pregar a um povo milenar,antigos vizinhos dos maias, de linguagem propria, que nao se rendeu ao dominio espanhol, apelidado de quixaques (termo conferido aos rebeldes `a coroa hispana)- povo que conquistou seu lugar na historia e permaneceu - realmente foi uma honra levar-lhes Jesus. Lembrei das promessas de Deus,e tudo que passamos pra chegar ate' aqui - e precisei segurar o choro em alguns momentos enquanto nos dirigiamos aquele lugar.Era o proprio Deus que nos levava 'aquele lugar.Rosi tambem estava muito feliz.
Ao chegar a Montana de La Flor, depois de viajar por cinco horas, parte da equipe no Bau' de um caminhao,tendo atravessado a quatro rios,e feito a maior parte do percurso em estradas rurais,fomos incrivelmente abracados pelas senhoras da Tribo e suas criancas.A maior parte dos Homens observava de uma pequena ribanceira proxima. Que calor humano! Quantos sorrisos! Foi incrivel ver o amor destas pessoas em especial ouvi'-los conversar em Tol,o idioma Tolupane,que soava como uma lingua asiatica! Estavamos conhecendo a um povo que estara' representado diante do Cordeiro naquele grande dia! E cooperavamos para este acontecimento inevitavel!
Parte da equipe realizou atividades com as criancas. De um modo bem inteligente, transmitiram o evangelho e usaram de bonecos tipicos Hondurenhos recheados de doces, para dar um momento de alegria `aquelas criancas - que nao tem vida facil - sao comuns os registros de fome e desnutricao entre os Tolupanes.Os brinquedos infelizmente nao eram suficientes para todas as criancas.
As casas foram dedetizadas, as familias cadastradas, receberam cestas basicas e roupas (os tolupanes nao andam despidos e se vestem como o hondurenho normais ainda que tenham para algumas ocasioes suas roupas tipicas).Os padroes de higiene no entanto nao sao os mesmos.
Fiquei comovido com as manifestacoes de amor dirigidas: " Te quiero mucho, porque me trae comida" e a expressao de gratidao de uma senhora que dizia nao ter comida a 3 dias.Os que nao agradeciam com palavras revelavam seus sentimentos presenteando a equipe com canastras de palha e colares produzidos por eles. Eu e a Rosi ganhamos 20 canastras,1 colar tipico e muitos abracos e sorrisos.Testemunhamos a nao indios que estavam presentes e deixamos tambem a eles a semente do Evangelho.No momento do culto com os adultos, falei-lhes rapidamente baseado na historia do povo Tolupane (Tolupane significa Valente), que com garra lutou por sua propria liberdade. Lembrei-lhes o que Jesus fez pela liberdade de todos os povos.
O povo Tolupane e' bem alegre , de muitos sorrisos e tem dificuldade natural de se concentrar nos cultos aos moldes dos cristaos da cidade - falar-lhes baseada em sua historia, e na origem dos povos em Babel, ajudou-lhes a entender a mensagem! Conhecemos a Pastora Santa Consuelo, que lidera a Igreja junto ao seu esposo e na ocasiao cantou alguns "coritos" em Linguagem Tol. Oramos pelo Cacique Dom Cipriano,que declara ter 111 anos e estava enfermo. Saimos de la' percebendo a necessidade de um projeto que va' alem da assitencia - um projeto que de modo mais amplo ajude aos Tolupanes a vencerem a fome e encontrarem o caminho para viverem dignamente e de modo auto-sustentavel ,preservando sua lingua e cultura!
Temos sonhos para este povo - e para outras etnias hondurenhas - queremos ir alem de implantar igrejas - cremos que o proposito de Deus e' a salvacao integral e as culturas devem ser remidas no Cordeiro - o numero de cristaos na Tribo tem crescido, mas aparentemente a miseria estacionou entre os Tolupanes. E' chegada a Hora de algo acontecer entre eles!
Desejamos ainda este ano regressar com sementes ,para que os indios possam dedicar-se ao cultivo mais fortemente. Adquirir sementes nao esta' ao alcance do indio Tolupane - sao caras geralmente.
Muito mais projetamos - e temos a certeza que no Senhor conseguiremos. Apesar de estarmos estabelecidos em Tegucigalpa,recebemos de Deus uma visao apostolica - como ministerio, queremos servir a Honduras como um todo e apoiar aqueles que trazem consigo o mesmo sonho ate' que todos oucam a respeito do plano de salvacao. Contamos com suas oracoes e suas contribuicoes para esta obra de fe' que visa estabelecer o Reino de Deus entre os homens! Estejam certos de que estarao contribuindo para que muitas familias possam conhecer a Verdade que liberta - JesuCristo, el Hijo de Dios! Os que desejarem conhecer mais o nosso ministerio e visao podem nos contactar pelo e-mail prgustavosouza@hotmail.com . Os que desejam cooperar com esta obra, nossos dados bancarios sao CC 34380-3, Agencia 0924-5, Banco do brasil , a credito de Gustavo Netto de Souza.

No hay comentarios:

Publicar un comentario